sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Lago Paranoá-DF, Brazil





   Este Blog trata mais da biodiversidade marinha, mas como moro em Brasília-DF, mergulho muito no Lago Paranoá, apesar das dificuldades do mergulho, como altitude, profundidade, visibilidade, artefatos de enrosco, etc., É um local muito útil para nós mergulhadores “viciados” e os que querem obter um bom treino técnico. 
   O melhor ponto de mergulho fica na Barragem do lago, a saída é direto com o equipamento à margem, ou embarcado, onde o ponto de saída fica do outro lado da margem da barragem (este local é interessante para encontrar objetos perdidos por lanchas que passam por lá).
   Trago aqui estas três fotos de um peixe curioso no momento da parada de segurança após um mergulho de 40 metros de profundidade. Estávamos há uns 5 metros neste momento.
   Como é complicado classificar um peixe de água doce, busquei, mas não consegui identificar a espécie, que, com certeza, pescadores achariam graça de eu não tê-lo identificado nem em nome vulgar, mas fica aqui o pedido: caso alguém saiba se é uma traíra, um tambaqui ou uma tilápia juvenil, por favor, me comuniquem, obrigado.

Um comentário:

  1. Ele se chama JK (informalmente), e uma especie de peixe americano introduzida no lago.

    ResponderExcluir