segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mergulho em Brasília: seja bem-vindo!







            O mergulho no lago Paranoá em Brasília-DF tem duas alternativas de saída, a mais comum, como retrato nestas fotos, se dá diretamente da margem do lago, e a outra, também comum, se dá embarcado, onde encontramos diversos amigos mergulhadores que possuem embarcações, das mais variadas, desde a simples canoa com motor até as moderníssimas lanchas com GPS e outros brinquedos náuticos. Só por curiosidade, Brasília concentra a maior frota náutica por habitante do Brasil, é muita coisa!
            Saída diretamente da margem:
            Existem vários pontos de saída no lago, como por exemplo: do clube do Congresso, na ponte JK, no Pontão, próximo às outras pontes, junto ao clube de golfe, que em cada um deles tem suas peculiaridades. No caso das pontes, há de se ter cuidado com os restos das obras e a profundidade não passa dos 25 metros. Nos clubes, tomar cuidado com as embarcações que passam rotineiramente o dia inteiro, devido à baixa profundidade, não passa dos 15 metros, para evitar acidentes fatais, no do golfe o destaque fica com as bolas de golfe que você pode encontrar às vezes, um “ninho” de bolas, devido aos inexperientes golfistas. Mas é na Barragem que se encontra os dois melhores pontos, o da margem sul e da margem norte, onde podemos ter até 40 metros de profundidade ou mais e são os pontos mais procurados para o esporte e para o lazer de quem não mergulha. Aos domingos, é comum ter dezenas de lanchas e até iates no lado sul da Barragem. Em todos os pontos, nunca mergulhar sem sua bóia de identificação de mergulho.



           Na saída norte da Barragem, encontram-se mais mergulhadores que, aos finais de semana chega a ter engarrafamento de automóveis. Acho que o dia mais cheio que mergulhei, havia mais de cem mergulhadores naquele mesmo ponto. E, em superfície, fica a animação dos que esperam o tempo de superfície para cair na água de novo, e os que não irão mergulhar, pura diversão! Uma boa pedida para o final de semana. A paquera rola solta, o que é bom, uma vez que já perdi namoros por não entender o porquê de tanto mergulho (é quase a mesma implicância com o Futebol do domingo), mas está é outra estória, que já se tornou mito entre os mergulhadores: nós somos eternamente solteiros (as), até encontrar quem tenha o mesmo vício/paixão pelo esporte.
            Os equipamentos são estendidos em lona, as duplas selecionadas, sendo comum a formação de trios, mas não mais que isso, devido às peculiaridades do mergulho nestas duas saídas. Uma vez que as duplas estão formadas, faz-se o breafing geral, pelo mais antigo, como o baixinho da Paranoá Divers, ou o Artur, grande amigo. Na água, o mais avançado decide com o seu dupla o trajeto do mergulho, sempre se deve fazer o planejamento do mergulho nestas duas saídas, sempre! 





           Na saída norte, temos uma navegação com uma leve inclinação em direção ao “meio” do lago que vai de 15 a 20 metros de profundidade, após esta marca, estende-se por toda a barragem um verdadeiro “penhasco” que lhe leva diretamente aos 40 metros de profundidade, um paredão de pedra que está cheio de enroscos, por isso cuidar da equalização, ligar as lanternas e cuidar de seu dupla. Chegando aos 40 metros, existe uma planície de areia ou suspensão, que mergulhadores menos experientes revolvem com suas nadadeiras, diminuindo a visibilidade que já é pouca (geralmente entre 1 a 5 metros). A partir daí, navegar como o combinado, com a ajuda da bússola e dos computadores de pulso. Lanternas sempre! Uma primária e uma secundária nunca mergulhem com apenas uma lanterna, pois lá embaixo não chega nada de luz solar, devido a uma grossa camada de suspensão que fica dos 18 aos 25 metros mais ou menos, barrando qualquer raio solar.
            É um mergulho muito interessante, eu gosto muito. Nele você pode testar seus limites e com o treinamento rotineiro, chegar a um grau de tranqüilidade e segurança que é difícil observar em outros mergulhadores quando vamos para lugares paradisíacos. Realmente, os mergulhadores da barragem do Paranoá se destacam nos diversos pontos de mergulho pelo mundo, devido a estas características, por ter em nosso “quintal” um local excelente para treinamento de mergulhadores.
            Nos períodos de estiagem, a água tende a atingir um maior grau de visibilidade, devido ao sedimento da poeira, o que ocorre de Maio a Setembro. Durante os meses de Dezembro e Janeiro, quando chove muito, ficar atento à profundidade, pois pode chegar a mais de 40 metros, devido ao volume de água no lago.





           

           Bem, para quem acha estranho mergulhar, ou fazer turismo de mergulho em Brasília, pode ter certeza que irá se divertir, e fica aqui o convite para procurar as lojas da cidade, que não se admire, são muitas, e todas com qualidade e excelentes profissionais. Como pode me procurar também, terei enorme prazer em mergulhar com quem tiver interesse, só não esqueçam que é bom ter no mínimo o curso de avançado, ok?!
            O mergulho em Brasília te aguarda mergulhador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário