sábado, 2 de outubro de 2010

Primeiros Socorros Geral - 1ª Parte




Como Rescue Diver e cidadão, mantenho atualizado meu curso de Primeiros Socorros (PS), o que seria recomendável a todos os cidadãos num país civilizado. Nesta série de prestar socorro em acidentes marinhos, vou escrever sobre as regras básicas e gerais de um atendimento de PS num ambiente generalizado, fora ou dentro da água, os procedimentos são quase os mesmos, as diferenças serão tratadas à medida que a série sobre PS e resgate em mergulhos continue:

Primeiro socorros são os procedimentos iniciais prestados a uma vítima de um acidente que coloque em risco a vida do sujeito, executados por indivíduo treinado, até que a vítima, caso seja necessário, receba atendimento especializado. Tem como objetivos principais manter a vida da vítima e evitar o agravamento de lesões preexistentes. Podem fazer a diferença entre a vida e a morte, reabilitação precoce e a internação hospitalar prolongada, entre sequelas temporárias e permanentes.

REGRAS BÁSICAS:
§        Conheça o serviço médico de emergência responsável pela área de sua cidade (no caso do Brasil fica a emergência pública fica a cargo do SAMU - O SAMU/192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência.);
§         Saiba como acionar o sistema (SAMU no Brasil), conhecendo o telefone, no caso o 192;
§         Aprenda a reconhecer quando existe uma emergência;
§         Ao tomar conhecimento de uma emergência, dirija-se rapidamente ao local;
§        Caso você seja o indivíduo com maior experiência em PS, assuma a responsabilidade até a chegada da equipe especializada;
§         Disponha de um kit de PS;
§         Faça treinamentos regulares para aumentar sua confiança e conhecimentos;
§         Frente ao acidente não se desespere;
§         Não movimente a vítima, salvo quando for absolutamente necessário;
§         Assuma que toda vítima é portadora de doença contagiosa e utilize seus recursos presentes em seu kit de PS como óculos de proteção, luvas, máscara, gorro, avental, etc.;
§         Evite contato direto com a pele, mucosa, sangue, fezes ou qualquer fluido corporal;
§         Evite ferir-se com vidro, ferragens, escombros ou outros objetos cortantes;
§         Mantenha cuidado total com a vítima;
§         Aprenda a remover as barreiras evitando contato com a pele e/ou mucosa;
§         Lave as mãos adequadamente após o socorro;
§        Todo material utilizado deve ser considerado material hospitalar e ser recolhido com cuidados especiais e destinado a local apropriado;
§         Limpe as superfícies contaminadas com desinfetante ou Hipoclorito de sódio (água sanitária) a 5%;
§     Caso suspeite de exposição a algum agente, contate a Secretaria Municipal de Saúde imediatamente.

AVALIAÇÃO DA CENA DO ACIDENTE (o objetivo é preservar a segurança do socorrista e auxiliar no diagnosticadas lesões sofridas pela vítima):
§         Aproxime-se do cenário com cuidado. A sua segurança (socorrista) é a prioridade número um;
§         Considere as limitações de seu treinamento e não se arrisque (não se torne vítima);
§        Faça sinalização e isolamento da área (com o que encontrar no local, como galhos de árvores, por exemplo);
§         Permaneça alerta;
§         Considere perigos desconhecidos que não possam ser neutralizados;
§         Pense na sua autoproteção (utilize sempre seus materiais de proteção);
§         Procure descobrir o mecanismo de trauma;
§        Classifique a(s) vítima(s) de acordo com o número, tipo de tratamento necessário e os recursos disponíveis;
§         Peça auxílio imediatamente;
§         Tente organizar o atendimento com outros voluntários;
§         Caso já exista socorro especializado, ofereça sua ajuda sem interferir no atendimento.

COMO CHAMAR POR SOCORRO (ligue para o serviço de emergência e forneça as seguintes informações):
§         Seu nome;
§         Número de telefone de onde está ligando;
§         Tipo de ocorrência pre-hospitalar;
§         Local exato da ocorrência;
§         Número de vítimas;
§         Problemas encontrados;
§         Ações que foram tomadas;
§         Fale devagar e com muita clareza;
§         Não desligue o telefone antes do atendente autorizar.



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