domingo, 31 de maio de 2009

Lagosta





A lagosta, Panulirus spp, pertence ao Filo Arthropoda, com cerca de ¾ de todas as espécies conhecidas no planeta. É neste filo que se encontram as classes dos insetos, crustáceos (no caso da lagosta), aracnídeos, quilópodes e diplópodes. As características marcantes dos artrópodes – responsáveis pelo sucesso ecológico do grupo – são as patas articuladas, que dão origem ao nome do grupo, além da presença de um exoesqueleto, formado por placas articuladas que revestem e protegem todo o corpo, não raro encontramos este exoesqueleto durante um mergulho, pois quando o animal cresce, deixa o mesmo como uma casca, são as mudas periódicas dos artrópodes.

A maioria dos crustáceos é marinha, embora existam representantes na água doce e em terra. As características dos crustáceos mais marcantes são a presença de dois pares de antenas na cabeça e o corpo dividido em cefalotórax e abdome. Além dos dois pares de antenas, possuem dois olhos compostos, geralmente pedunculados e, ao redor da boca, um par de mandíbulas e outros apêndices onde se situam as brânquias.

As lagostas possuem carapaça bem desenvolvida e uma coloração e forma variadas, podem possuir corpo recoberto por espinhos e longas antenas, ou duas grandes garras utilizadas em sua proteção e apreensão de alimentos.

Nomes vulgares: lagosta-vermelha, lagosta-azul e lagosta-sapata.

4 comentários:

  1. muito interessante !!!!!!

    ResponderExcluir
  2. colega gostaria de saber quantos anos tem vida útil a lagosta

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo "anônimo" para responder à sua pergunta há de se levantar várias questões, pois dificilmente um animal como a lagosta, que possui uma alta exploração comercial, atinge sua idade natural, sua longevidade é "marcada" mais comumente por questões não naturais como a pesca. Apesar disso existem diversos estudos que apontam 14 anos e outros que já encontraram espécimes com 150 anos, mas quase todos relatam que a ação do homem faz com que este dado seja impreciso.
    abraços
    Cristiano Melo

    ResponderExcluir