domingo, 26 de setembro de 2010

A Combi do Lago Paranoá, Brasília-DF, Brazil




            


            Vários mergulhadores e, principalmente, não-mergulhadores me perguntam espantados o que é que se tem pra ver em mergulhos no Lago Paranoá em Brasília-DF, quando eu afirmo mergulhar muitos finais de semana lá. Bem, além de ser o meu futebol de domingo, momento de reencontrar os mergulhadores da cidade, há dias que fica lotado de gente, o local é muito bonito para ficar em solo admirando a paisagem e para os que vão soltar borbolhas, há a possibilidade de encontrar a famosa combi, brincadeira de naufrágio em águas doces. Em tempo, o local é quase todo cabeado, não sendo difícil para mergulhadores em nível básico chegar até ela, uma vez que se encontra a uma profundidade segura para este nível.
            Óbvio que para mim, o grande barato de mergulhar no Paranoá é testar o seu limite em profundidade e treinar a sua segurança e tranquilidade em um ambiente sem luz, criar laços com seu dupla pois se têm de navegar lado a lado, muitas vezes de mãos dadas.
            Nestas fotografias, estamos eu e a Deborah Proença, uma de minhas duplas mais assíduas aqui em Brasília, antes do mergulho, removendo os equipamentos, e fotos da combi, que não dá para ver direito e esse é um dos maiores problemas para fotografias subaquáticas no Paranoá, é devido à fácil suspensão, evitando que a sua digital foque no objeto almejado, a coluna de água entre o fotógrafo e o objeto apesar de não ser tão grande é cheia de suspensão que retém o flash e o foco da máquina.
            De qualquer maneira, venho trazer mais um dia de mergulho no Lago Paranoá em Brasília, para os curiosos que não têm idéia do que existe por lá/aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário