quinta-feira, 16 de abril de 2009

Tubarão-lixa


O lambaru, Ginglymostoma cirratum, da Família Ginglymostomatidae, possui um corpo arredondado com a cabeça larga e achatada e boca pequena. Cinco pequenas fendas branquiais muito próximas uma das outras. Um curto barbilhão carnoso na margem de cada abertura nasal, alguns chamam de “bigode”. Os olhos são pequenos e não possuem membrana nictante, o que dá pra visualizar bem nesta fotografia feita em Fortaleza-CE, um dos melhores pontos de mergulho que já tive oportunidade de fazer, o único problema são os fortes ventos que tornam a operação mais delicada, mas vale muito a pena, com visibilidade de 30 m fácil! Bem, sobre o lambaru, possui uma média de 3 m, mas podem chegar a 4,3 m de comprimento total. Aparecem nas águas tropicais e subtropicais do Atlântico e Pacífico. No Brasil, são raros no Sul.
São lentos, sedentários e de hábitos noturnos, encontrados normalmente imóveis no fundo na areia, junto às pedras e até mesmo em tocas. Alimentam-se de peixes (bagres, tainhas e baiacus), crustáceos (lagostas e camarões), moluscos bivalves e alguns invertebrados que encontram na areia. Capturam suas presas por meio de uma forte sucção bem característica. Infelizmente estão na lista da Fauna Ameaçada de Extinção (IBAMA).
Outros nomes vulgares: barroso, cação-lixa, lixa, tubarão-enfermeira, tubarão-pajem, carpet shark (Inglaterra), squalo nutrice (Itália), tiburón de arena (Espanha) e tubarão-dormedor (Portugal).
==========================================
SER INADEQUADO
Talvez eu não seja o homem mais adequado,
Não seja adequado ao que você procura.

Talvez eu não seja o que se costuma esperar de alguém,
Ou, seja mesmo inadequado.

Mas não consigo imaginar alguém mais real e humano,
O que tenho a oferecer é simples e ao mesmo tempo complexo.

Simples pelo fato de ser o que é,
Complexo pelo mesmo motivo.

O tesouro que tenho é nada mais que o meu próprio ser,
Já não ofereço mais rosas apenas.

Flores são belas, mas perecem,
E o que tenho é imaterial e imperecível,

Talvez por isto mesmo assuma nuances densas e fortes,
Mas são brilhos apenas, nada além disso, brilho.

Brilho devido ao refletir a luz, caso contrário,
Sem reverberação, é fosco, como diamante bruto.

Talvez eu seja mesmo inadequado!

Cristiano Melo, 25 de Dezembro de 2008.

4 comentários:

  1. Tubarão - lixa!
    Ai, Cristiano, dá meio um nojo esses seres aí das profundezas.

    ResponderExcluir
  2. Bea, deixa de bobagem...
    é um enorme prazer quando temos a felicidade de encontrar um tubarão, cada vez mais escassos nos locais de mergulho, a não ser nos menos badalados.
    Esse daí deveria ter uns 3 m, e era super dócil, na verdade deveria estar descansando, pois era meio-dia ou um pouco mais e eles preferem a noite. Um dia, ah um dia, ainda te levo pra vc ver que é sim, muito especial!
    beijos querida

    ResponderExcluir
  3. As profundezas do mar nos dão a certeza que lá temos castelos e cavalos marinhos...Que felicidade a sua de ver esse encanto do mar...

    ResponderExcluir
  4. Sinto-me um felizardo mesmo, toda vez que vou a um mergulho. Poder sentir e refletir sobre um mundo completo e tão ímpar, ao mesmo tempo com tanta similaridade ao nosso no ar.
    Obrigado

    ResponderExcluir