segunda-feira, 13 de abril de 2009

Coral









Estes corais foram fotografados em Porto Seguro-BA.
Os corais são denominados de corais pétreos pois secretam um esqueleto de carbonato de cálcio, produzindo uma taça, dentro da qual se aloja o diminuto pólipo. Existem indivíduos solitários (Gênero Fungia), porém a maioria é colonial. São os principais formadores dos recifes de coral. cada pólipo forma sua taça calcárea sobre a estrutura de outro indivíduo morto. Deste modo, cresce a colônia e todo o recife.
Os corais construtores de recifes vivem associados a algas chamadas Zooxantelas, recebendo delas oxigênio e parte do alimento produzido por fotossíntese. Por isso, o crescimento dos recifes só é possível em águas quentes e com boa penetração de luz solar. Os recifes da costa do nordeste brasileiro não são coralíneos, mas formados pela ação de vários organismos como esponjas e corais, entre outros. Neles existem corais verdadeiros, mas devido à desembocadura de grandes rios como o São francisco e o Amazonas, que carregam muito material em suspensão, a água do litoral é turva, prejudicando o crescimento das algas e corais.
São celenterados que participam da Classe Antozoa.
Tipos de recifes de coral: franjas, barreiras, atóis e chapeirões (característica no Brasil).

=========================================
Pare para olhar o Sol.
Ele é real
Chova ou faça Sol,
Claro ou escuro...
Perceba o mundo além do seu,
Que é pequeno,
Sem percepção.
Então
Observe:
Existem diversos mundos.
Liberte-se das amarras
Alheias e próprias,
E, simplesmente, viva!
O Sol existe
Acima de nossas cabeças pequenas
E dentro de nossos enormes corações
Cristiano Melo, 13 de Abril de 2009



2 comentários:

  1. Observei uma familiaridade inexplicável no primeiro contato com este blog. Não porque gosto de azul (deste, especificamente), nem porque sei que você tem talento pra isso (não precisa ficar mais convencido do que já é - rsrs). As fotos são da Bahia, "Meu Rei!"
    Brinacadeirinha! Parabéns pela combinação do meu mundo (água) com a sua poesia linda e imagens com tanto sentimento. No mínimo, inspirador!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Gabriel,
    É sempre bem-vindo um comentário elogioso, não que fique convencido, muito pelo contrário, me enche de alegria. Fique à vontade de retornar mais vezes.
    abraços

    ResponderExcluir