segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Polvo







O Filo Molusco é um dos mais bem representados no Reino

Animal e tem como exemplos mais conhecidos as ostras, lesmas, lulas, caramujos e polvos, só pra situar o leitor a "família" do polvo a quem apresnto agora.

O polvo pertence à Classe dos Cefalópodos, onde se encontram os moluscos com sistema nervoso e olhos bem desenvolvidos, todos sendo marinhos. O nome Cefalópodos vem do latim (cephalo=cabeça; poda=pés), pois possuem cabeça desenvolvida de onde partem de 8 a 40 tentáculos, realizam locomoção por jatopropulsão, graças a estrutura na forma de funil que direciona um forte fluxo de água da cavidade do manto. Também possuem alta capacidade de mimetismo e todos possuem no interior do corpo um saco contendo "tinta", utilizada na dissimulação durante situações de perigo, favorecendo a fuga.

Só por curiosidade o membro que possui 40 tentáculos é o nautilus que habitam águas profundas do oceano Índico e foram quase extintos pelo alto valor de suas conchas que revestem sua parte externa.

O polvo é provido de oito tentáculos e alta capacidade de mimetismo e "inteligência". Vivem junto ao fundo, em tocas que podem ser denunciadas pela presença na porta de restos de crustáceos e conchas, como podem observar na foto que fiz em Porto Seguro, há uns dezoito metros de profundidade, dá pra observar bem como é fácil identificar a toca do polvo. Suas medidas vão de alguns centímetros a 3 metros de comprimento. Habitam rochas costeiras e profundidades abissais. Possuem poderoso bico córneo que serve como defesa. Nas outras duas fotos observa-se um polvo "enrolado em sua toca, sem os seus obstáculos, infelizmente não consegui ainda uma fotografia de um polvo em deslocamento, pois de maneira alguma iria provocar o animal pra que ele se desentocasse, respeitar a natureza sempre...

6 comentários:

  1. Que beleza esse teu blog.Por ele, temos oportunidades de conhecer mais.Vou mostrá-lo a um dos netos que adora tudo isso.abraços,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Chica, obrigado pela visita e ainda que tenha gostado... Posto menos que gostaria, tenho muito material, mas é complicado dar conteúdo a três blogs...rs
    Seja bem-vinda
    beijos e borbolhas

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Taninha, seja bem-vinda
    borbolhas...

    ResponderExcluir
  4. Esse blog sim,merece ganhar o Selo
    "Proibido ser Deletado".
    A página azul transmite tranquilidade e é uma terapia olhar as tuas figuras.Gosto de tudo o que você escreve sem demagogia,aprendemos aqui de uma forma simples e objetiva.
    Você faz um bom trabalho quando quer passar a diante o que sabe.
    Um braço amigo de Gê

    ResponderExcluir
  5. Nossa esse selo é mais que bem-vindo, fico-lhe muito grato. Mergulhar é uma diversão, uma arte também e uma responsabilidade para com o meio ambiente.
    dois braços : )

    ResponderExcluir