sexta-feira, 5 de junho de 2009

Moréia-pintada


A moréia-pintada, Gymnothorax moringa, é um peixe como as demais moréias e esta fotografada em Fortaleza, apesar de colação mais esverdeada devido à falta de prática e a configuração da máquina, tem tons amarronzados que não parece ter.
Possui um corpo alongado, robusto e ligeiramente comprimido, boca grande e maxilas poderosas com dentes bem desenvolvidos. Ocorrem em todo o Atlântico e no Brasil são raras na região Sul. Tem hábitos bentônicos costeiros de águas relativamente rasas, esta estava há uns 30 metros de profundidade.


Solitárias, ficam entocadas durante o dia vigiando os arredores com a cabeça na entrada de sua toca, alguns mergulhadores menos experientes pensam se tratar de um pequeno peixe com a cabeça saindo do coral, o que pode ser perigoso para aqueles afoitos que querem tocar o animal, pois podem receber uma mordida e causar um acidente, pois as moréias não são muito de temperamento dócil.


Outros nomes vulgares: aimoré, caramuru, miroró, moréia, morongo, mororó, mussulina, mutuca, mututuca, sangrador, tororó (aí um bom exemplo da dificuldade de saber qual é o animal quando se utiliza de nomes vulgares, mais uma justificativa para a taxonomia).

Um comentário:

  1. ai que medo. E , por outro, lado...ai que divertida taxonomia desse peixe horroroso.
    Tá vendo porque eu não me arrisco? ;))
    Parabéns pela entrevista no http://fio-de-ariadne.nlogspot.com

    ResponderExcluir