quinta-feira, 18 de junho de 2009

Guarajuba


A Guarajuba, Caranx latus, da família Carangidae, possui o dorso azul-escuro a cinza-azulado com flancos prateados ou dourados e ventre branco-amarelado. Possuem corpo alongado, relativamente alto e comprimido lateralmente, com o focinho levemente arredondado. Olhos relativamente grandes e cobertos parcialmente por pálpebras adiposas.

Ocorrem nos mares tropicais e temperados quentes do Atlântico. No Brasil, ocorrem praticamente em todo o litoral. São pelágicos costeiros e oceânicos, vivem e nadam próximo da superfície da água. São comuns em mar aberto, ao redor das ilhas, nas águas rasas das praias arenosas ou lamacentas, regiões rochosas e/ou coralinas e áreas estuárias, podendo, eventualmente subir os rios.

São encontrados geralmente em pequenos cardumes. Apesar de serem um pouco ariscos, aproximam-se facilmente dos mergulhadores, como é o caso deste cardume de passagem, num mergulho em Fortaleza-CE, e tendem a nadar um pouco ao seu redor. Nesta foto, tive a felicidade de ser acompanhado por este cardume de passagem por quase todo o tempo de fundo, pareciam curiosos com minha presença e a dos outros mergulhadores que, neste dia, eram poucos.

Outros nomes vulgares: araximbora, carapau (ES), garacimbora (PE), guaracema, guaraiúba (BA), guarambá, guarassuma (PE), guaraciema (RJ), xarelete, bigeye Jack (USA), cajabeo (Porto Rico), carangue gros yeux (Haiti), gallego (Cuba), horse eye trevally (USA), jurel (Republica Dominicana).

São muito difíceis de serem classificados, justamente devido a esta quantidade de nomes e por serem muito parecidos com outras espécies como os xereletes e os xaréis, que são da mesma família Caranjidae, e, ainda, não me admiraria se eu classifiquei erroneamente como guarajuba, sendo um xerelete-azul, ou um xaréu...

Um comentário:

  1. Oi Cris,
    lindo esse seu Blog

    Aqui em Manaus, esse peixe é muito parecido com o Dourado. Será que é ele?
    Bjs

    ResponderExcluir