quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Estrelas-do-mar





fotografada em Porto Seguro-BA


As populares estrelas-do-mar são, praticamente, conhecidas por todos. Elas são muito variadas em formato, mobilidade, cores, podendo, como no caso da estrela coroa de espinhos (Acanthaster planci), possuir mais de trinta braços, infelizmente nunca topei com uma e por isto não a fotografei, por curiosidade coloco uma foto que, infelizmente, não consegui recuperar o nome do autor da fotografia que estava disponível no Google Imagens.

Elas são do Filo dos Equinodermos, um Filo quase que exclusivamente marinho e apesar de sua aparência primitiva, abrange os invertebrados mais evoluídos do Reino Animal, sendo encontrado em todos os oceanos do planeta. Este Filo é dividido em cinco classes, uma delas já foi citada anteriormente neste blog que é a classe dos Equinóides, dos quais os representantes mais conhecidos são o ouriço-do-mar e a bolacha-da-praia. No caso das estrelas-do-mar, a classe é a dos Asteróides.

A classe dos Asteróides possui geralmente o corpo dividido em cinco braços a partir de um disco central, com algumas exceções como a da coroa de espinhos. Habitam todos os mares, em profundidades variadas, sendo ativos caçadores, a despeito da maioria das pessoas pensarem que as estrelas-do-mar, devido ao seu movimento um tanto limitado, não seriam predadoras, mas são e muito ativas. Alimentam-se principalmente de moluscos bivalves (mariscos e mexilhões), que abrem suas conchas com a força de seus braços. Não raro são vistas com o estômago pra fora digerindo suas presas.

Em mergulhos pelo Brasil, podemos encontrar muitos tipos de estrelas-do-mar, o que me chamou mais a atenção foram as enormes estrelas-do-mar de cor amarelada, que não consegui identificar a espécie, aliás, perdoe-me leitor, mas não consegui identificar nenhuma no nível de espécie, e as vermelhas de cor muito viva nos corais de Pernambuco, provavelmente se alimentando do próprio coral.



4 comentários:

  1. Belas imagens.


    Visitei tres blogs teus e, embora com abordagens diferentes uma coisa há em comum, a saúde é o foco. Isto me interessa, ecologia humana e sustentabilidade muito me interessa.

    grande abraço


    foi um prazer tê-lo encontrado.

    ResponderExcluir
  2. Amei estar aqui !!!!
    E foi uma honra publicar um soneto teu! Obrigada!
    Ah...ja saltei de paraquedas...agora quero mergulhar...
    Mil beijos !!!!

    ResponderExcluir
  3. Mergulhando c vc...profundamente !!! Mil beijos !!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cristiano!
    Não conhecia esse seu blogue e já assinei o feed! Adoro fotografia e as do mar mais ainda. Não sei se sabe, mas sou mergulhadora, só não tiro fotografias profissionais :) Se lembra do meu antigo avatar? Em um passeio que fiz para Angra dos Reis, fotografei uma estrela do mar com cores bem vivas, muito linda! Se achar essa foto, trago para você!
    Gostei de saber um pouquinho mais sobre elas!
    Beijus,

    ResponderExcluir