


O Filo Molusco é um dos mais bem representados no Reino
Animal e tem como exemplos mais conhecidos as ostras, lesmas, lulas, caramujos e polvos, só pra situar o leitor a "família" do polvo a quem apresnto agora.
O polvo pertence à Classe dos Cefalópodos, onde se encontram os moluscos com sistema nervoso e olhos bem desenvolvidos, todos sendo marinhos. O nome Cefalópodos vem do latim (cephalo=cabeça; poda=pés), pois possuem cabeça desenvolvida de onde partem de 8 a 40 tentáculos, realizam locomoção por jatopropulsão, graças a estrutura na forma de funil que direciona um forte fluxo de água da cavidade do manto. Também possuem alta capacidade de mimetismo e todos possuem no interior do corpo um saco contendo "tinta", utilizada na dissimulação durante situações de perigo, favorecendo a fuga.
Só por curiosidade o membro que possui 40 tentáculos é o nautilus que habitam águas profundas do oceano Índico e foram quase extintos pelo alto valor de suas conchas que revestem sua parte externa.
O polvo é provido de oito tentáculos e alta capacidade de mimetismo e "inteligência". Vivem junto ao fundo, em tocas que podem ser denunciadas pela presença na porta de restos de crustáceos e conchas, como podem observar na foto que fiz em Porto Seguro, há uns dezoito metros de profundidade, dá pra observar bem como é fácil identificar a toca do polvo. Suas medidas vão de alguns centímetros a 3 metros de comprimento. Habitam rochas costeiras e profundidades abissais. Possuem poderoso bico córneo que serve como defesa. Nas outras duas fotos observa-se um polvo "enrolado em sua toca, sem os seus obstáculos, infelizmente não consegui ainda uma fotografia de um polvo em deslocamento, pois de maneira alguma iria provocar o animal pra que ele se desentocasse, respeitar a natureza sempre...